Aprender a falar Inglês como um nativo, demora muito tempo?
Ahh como eu gostaria de te contar a única chave que você precisa virar para alcançar o nível fluente em menos de 1 ano…. mas, é impossível. Para dominar um idioma, pode demandar anos e anos de esforço. A boa notícia é que você pode atingir essa meta em um curto espaço de tempo… apenas estando no caminho certo, e é nele que eu vou te levar, nesse artigo.. Então ó, já vai anotando as dicas.
Primeiro de tudo, algo muito importante que precisamos entender, é o significado de “ser fluente” em algum idioma, como no caso, o inglês.
O que é ser fluente no idioma?
Conversa fluente, se refere à habilidade de comunicar conversas do dia a dia em nível normal, ou seja: entender nativos e ser entendido ao falar.
Percebe que, para essa finalidade, não significa que você JAMAIS pode errar, ou que deve SEMPRE falar tudo corretamente, sem nenhum erro de concordância, gramática e afins… mas sim, estar apto para desenvolver uma comunicação, na qual você nem sequer pensa para falar, as palavras fluem naturalmente assim como no português, sem longas pausas, sem travar, sem medo de errar.
Tudo depende de você
Você já conheceu alguém que fala vários idiomas? Sim? Pois é… provalvelmente deve pensar que isso é sobre-humano, assim como esse também era o meu pensamento. Pode ter certeza, primeiro de tudo, essas pessoas vão te dizer que não tem nenhum poder ou habilidade especial. Em vez disso, seu sucesso com a língua se deve, em grande parte, aos princípios e técnicas que seguem. Nesse artigo, explicaremos quais são esses princípios,táticas e estratégias, que te levarão para o caminho certo. Vamos começar?
1 – Faça do seu estudo, um hábito diário.
As pessoas reclamam, que não conseguem aprender por achar difícil,porque não vão conseguir lembrar de tudo, ou até mesmo porque não são boas nisso. Na verdade, um dos maiores motivos para o fracasso é que as pessoas não conseguem praticar a linguagem de forma consistente. Para atingir consistência, você precisa desenvolver um hábito diário. Depois de formado, esse hábito é a CHAVE para a mudança de comportamento, porque você não precisa depender da vontade ou da motivação para fazer acontecer.
Assim como Maneesh Sethi disse:
“ Como escovar os dentes está enraizado em sua rotina diária, é preciso mais força de vontade para não escovar do que para escovar! É um hábito profundamente formado e você raramente perde um dia”.
Isso porque escovar é demais para sua rotina, algo profundamente enraizado, que é preciso mais força de vontade para não escovar os dentes do que para escovar, uma vez que essa prática já se tornou natural.
Colocando em prática…
Com que rapidez você pode transformar o aprendizado do inglês em um hábito diário semelhante a escovar os dentes?
Geralmente, o hábito consiste em três elementos:
Sinais, ações repetitivas e recompensas.
Os sinais definem ações para ações. Para formar-se em um novo idioma, é uma boa ideia simplesmente configurar seu calendário, com lembretes diários. Esté é o SINAL que te conduzirá a uma ação repetitiva, como por exemplo: Um lembrete que está na hora de de passar pelo menos 30 minutos em um aplicativo de idiomas, ou lendo um livro.. revisando conteúdos.
Essas rotinas podem parecer inadequadas ou ineficazes, Mas são tão fáceis que torna quase impossível falhar. Após isso, vem a recompensa.. faça isso, a cada vez que cumprir aquele sinal, pois o reforço positivo, pode aumentar suas chances de sucesso.
Você só precisa de no mínimo 15 minutos por dia para melhorar, passo a passo, e com certeza, você pode fazer isso. Por exemplo, enquanto está fazendo algo monótono como lavar louças, pegar um ônibus, cozinhar…graças à tecnologia, você consegue deixar um podcast, vídeos, músicas em inglês rolando.. e assim, treinando o seu ouvido para acostumar com a língua.
2- Aprenda palavras certas da maneira certa.
A maior razão para as pessoas acharem que aprender inglês é difícil, e que não conseguem, é porque dizem que sua memória é ruim e que nunca lembrarão. Mas, o problema não tem nada haver com sua memória, e sim com a técnica que você utiliza.
Preparado para as dicas?
Dicas para aumentar seu vocabulário de maneira mais prática!
- Traga para sua rotina diária – Anote em post it ou pequenos papéis, todos os nomes dos objetos da sua casa, do trabalho em inglês. Em seguida, saia etiquetando todas as peças e utensílios. Por exemplo, você escova seus dentes todos os dias com sua escova de dentes (Toothbrush), certo? Ou abre sempre seu guarda- roupas (wardrobe) sempre ao se arrumar. Já imaginou toda vez que olhar para esses objetos, ver como é o nome em inglês? Fazendo esses hábitos diários que você já está acostumado, e ver tudo em inglês ao tocar os materiais e objetos usados, irá aprender uma extensa lista de vocabulários sem perceber, e o melhor, de forma natural, sem decorebas.. pois faz parte do seu dia a dia.
- Estude palavras e frases mais comumente usadas – Um nativo fluente, precisa saber pelo menos 50.000 palavras, mas para ter uma conversa fluente, você só precisa saber cerca de 2.000. Isso ocorre porque existem algumas palavras que constituem a maioria dos diálogos em todas as línguas, e online, você consegue encontrar listas ou até mesmo aprende-las com frases de séries e filmes. Dessa forma, descobrirá naturalmente essas palavras comuns nas conversas, á medida que vai ouvindo e repetindo. DICA: Num primeiro momento, ignore palavras complexas que você não ouve com frequência, escreva e aprenda as que mais está presente quando está ouvindo inglês
- Use a tecnologia e seus assuntos preferidos ao seu favor – Você já deve ter travado ao querer falar algo, mas não saber uma determinada palavra em inglês, não é mesmo? Para isso, o primeiro passo é aprender vocabulários de acordo com o que você faz e gosta.. por exemplo, se você adora futebol e pratica esse esporte todos os dias, ou se tem uma comida favorita que ama falar sobre… por que não começar aprendendo como dialogar sobre tudo isso?
Assim, você ganhará confiança ao se comunicar a respeito do que você gosta de fazer, seus hobbies e afins.. pois terá conhecimento de todas essas palavras. Além disso, quando se deparar com um termo ou frase e não entender, EVITE partir direto para a tradução.
What??? Sem traduções? Mas como fazer isso?
Calma calma, isso é muito fácil, olha só:
Simplesmente utilizando a tecnologia ao seu favor, como por exemplo, o Google imagens. Digitando e pesquisando no mesmo, a frase com termo que você não entendeu, rapidamente verá a imagem que o representa sem precisar ficar traduzindo. Assim, aos poucos seu cérebro será condicionado a pensar direto no idioma que está aprendendo.
3 – Mergulhe no idioma
Para aprender qualquer idioma, você deve encaixá- lo em todas as partes que conseguir, ao longo da sua rotina, do seu dia a dia.
Mudar a configuração do seu celular, redes sociais, e aplicativos todo para inglês… atitudes que com toda certeza, te levarão a uma imersão na língua. Você sabe onde vai para abaixar o volume do celular, ou ligar o bluetooth por exemplo, não é mesmo? Pois de tanto repetir essas ações, ficou automático. Ao mudar seu celular para a língua que deseja aprender, ao realizar essas ações, aprenderá novos vocabulários pelo caminho,e o melhor, de uma forma natural.
Claro, no começo pode ser um pequeno desafio, demandando tempo, parecendo difícil, mas você precisa sair da zona de conforto e se permitir ficar totalmente imerso na língua. Todos os dias,assista filmes, episódios de séries que você já conhece, desenhos animados… tudo em inglês e sem traduções e legendas. Estes, são os melhores caminhos que te farão entrar em contato com nativos falando o tempo todo, treinando assim o seu ouvido para com o idioma.
“ Ah mas não vou entender nada?”
É aí que você se engana. Com as imagens das séries, filmes e desenhos, seu cérebro irá fazer analogias, conectando o que você está vendo com o que está ouvindo, e assim, compreendendo mesmo sem perceber. Isto é uma habilidade natural do ser humano, que só precisa ser desenvolvida.
Uma coisa que também irá impulsionar seu aprendizado, é assistir às notícias internacionais. Como os apresentadores de noticiários falam muito claramente, você terá uma chance melhor de entender. Além do mais, devido ao interesse internacional, você já deve conhecer algumas notícias. As imagens , combinadas com uma fala clara e seu conhecimento prévio, irão ajudá-lo a compreender, aprender e imitar novas palavras, mesmo se seu nível de linguagem for extremamente básico.
4 – Aproveite sua viagem de estudo no inglês
Neste artigo, enfatizei o foco na conversação fluente, te mostrando o caminho, com dicas para ajudá-lo a chegar a esse nível rapidamente.
Essa viagem de estudos, independente de 1 ano ou mais, precisará de motivação constante. Muitas vezes as pessoas desistem de aprender um idioma porque acham que devem focar em livros e conteúdos enfadonhos de aprendizagem, ou seja, técnicas que não levam ao caminho certo. Aprender inglês não pode depender somente de sua própria vontade.
Por isso, você precisa se divertir do início ao fim. Se gosta de aprender uma nova língua, se te faz bem, realmente deseja praticá-lo todos os dias, sem enxergar como estudo obrigatório, e sim como rotina diária, algo que se sente realizado ao fazer. Portanto, não se apegue muito à gramática. Em vez disso, divirta-se concentrando-se no tópico de seu interesse.
Espero que tenham gostado das dicas, e enfim… boa viagem.